Projetos com Empresas

Os projetos com empresa têm o intuito de proporcionar aos membros do grupo uma vivência empresarial durante o período de formação, permitindo colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos na graduação e no dia a dia do grupo. Os custos para a empresa restringem-se àqueles decorridos durante a implementação do projeto, já que não visamos obter lucro. Explicamos alguns dos projetos para você!

São Carlos Clube

O São Carlos Clube é um clube tradicional do município de São Carlos, fundado em 1994. Sua missão é “proporcionar integração esportiva, recreativa, social e cultural para seus associados num ambiente agradável que promova bem-estar e qualidade de vida ”.
O projeto realizado pelos membros do PET Produção no clube mapeou os processos da coordenadoria financeira, que inclui as áreas de compras e controladoria, promovendo uma visão geral dos processos realizados e a formalização das etapas, facilitando a gestão de conhecimento das coordenadorias.
A partir do mapeamento, foram sugeridas melhorias que colaboram com a otimização dos processos realizados e diminuem o retrabalho. As melhorias serão implementadas em um segundo projeto no semestre seguinte.

Sorvetes Bêjo

A Sorvetes Bêjo é uma empresa situada no município de São Carlos que atua no mercado de sorvetes há dezenove anos. A missão da empresa é “ser uma marca forte no mercado de sorvetes e comercializar alimentos de qualidades de forma higiênica e saborosa, superando as expectativas dos clientes e colaboradores”.
O projeto realizado na sorveteria contribuiu para a melhoria na organização e controle de estoques, que pode ser obtida sem a necessidade de grandes investimentos. O impacto foi positivo, visto que promoverá uma economia de tempo e de energia e uma significativa redução de transportes, além de proporcionar uma maior facilidade ao colaborador da empresa, que terá menos desgaste físico e conseguirá tomar decisões mais rapidamente.

Faber Castel

O PET Produção realizou um projeto de mapeamento de processos na empresa Faber Castell, em 2015. O projeto foi feito na planta de cosméticos da fábrica, dentro da área de inovação. Utilizando a metodologia BPM, com o intuito de implementar efetividade, os membros mapearam todos os processos que ocorrem desde o início até o fim da criação de um novo cosmético.
O resultado foi muito positivo já que, além de ter todos os processos detalhados, foi possível propor melhorias e ajudar todo time de inovação.

Desatando

 A Desatando é uma Startup que nasceu com a ousada missão de democratizar o acesso dos jovens brasileiros à orientação profissional de qualidade. Ainda em uma fase inicial, a empresa buscava entender melhor seus clientes: alunos do ensino médio.
O projeto realizado pelos membros do PET Produção utilizou conceitos do Design Thinking e entrevistas de dezenas de estudantes da UFSCar para traçar a difícil jornada do jovem na escolha do curso e faculdade que deseja fazer. Ao final do projeto a Desatando recebeu um panorama de como poderia gerar ainda mais valor para seus usuários.

Scroll to Top